terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Resenha #20 Beleza Perdida - Amy Harmon

Livro: Beleza Perdida
Autor (a): Amy Harmon
Editora: Verus
Ano: 2015

Nota: 5/5

Sinopse: Ambrose Young é lindo — alto e musculoso, com cabelos que chegam aos ombros e olhos penetrantes. O tipo de beleza que poderia figurar na capa de um romance, e Fern Taylor saberia, pois devora esse tipo de livro desde os treze anos. Mas, por ele ser tão bonito, Fern nunca imaginou que poderia ter Ambrose… até tudo na vida dele mudar. Beleza perdida é a história de uma cidadezinha onde cinco jovens vão para a guerra e apenas um retorna. É uma história sobre perdas — perda coletiva, perda individual, perda da beleza, perda de vidas, perda de identidade, mas também ganhos incalculáveis. É um conto sobre o amor inabalável de uma garota por um guerreiro ferido. Este é um livro profundo e emocionante sobre a amizade que supera a tristeza, sobre o heroísmo que desafia as definições comuns, além de uma releitura moderna de A Bela e a Fera, que nos faz descobrir que há tanto beleza quanto ferocidade em todos nós.

Em Hanna Lake, uma pequena cidade onde vive Fren Taylor, uma garota inteligente, dedicada aos estudos e aos amigos, que adora escrever romances, mas ela se considera feio, principalmente quando esta perto de Ambrose Young, o cara mais popular da escola, por quem ela é apaixonada, Fren se sente feia, e acredita que ele nunca ira olha pra ela.
O mundo de Fern e Ambrose é bem diferente, ambos tem seus grupos, enquanto Ambrose é o astro da equipe de luta e amigo de quase toda a escola, já Fern não tem tantos amigos, os mais próximo são Rita sua melhor amiga e Bailey seu primo e melhor amigo, como que passa a maior parte do seu tempo, pois Bailey sofre de Distrofia Muscular Duchenne e precisa de ajuda constantemente.
Fern é apaixonada por Ambrose desde criança, mas nunca teve coragem de se declarar a ele, mas as coisas mudam quando sua amiga Rita, passa a ter uma queda por ele e pede a ajuda de Fern pra escrever um bilhete para Ambroso, e assim Fern passa a escrever lindas cartas de amor pra Ambrose, assinando-as como Rita.

“Mesmo quando, não esta por perto, você é tudo que eu vejo. Só penso em você. Será que o seu coração é tão bonito quanto o seu rosto? Sua mente é tão fascinante quanto os músculos que brincam debaixo da sua pele? Será que você também pensa em mim?” pag. 36

Para surpresa de Fern, Ambroso responde a carta, de uma forma que ela não esperava.

“Ela caminha em beleza com a noite
De climas sem nuvens e céus estrelados;
E o que há de melhor na escuridão e na luz
Encontra-se em seu semblante e em seus olhos.” pag. 37

Essas trocas de cartas entre Fern/Rita com Ambrose de inicio vai muito bem, mas quando Ambrose descobre que não é Rita com quem vem conversando por meio de cartas, mas sim Fern, ele fica muito chateado e termina tudo com Rita e com Fern.
Enquanto a vida de Fern e Ambrose seguie em frente, algo terrível muda a vida de todos, mudando não só as vidas, mas também o destino deles – 11 de Setembro de 2011.
Esse acontecimento deixa Ambrose em duvida sobre o seu futuro, um sentimento diferente, de fazer algum maior, assim ele decide se inscrever no Exercito em vez de ir para Faculdade. Não só ele, mas seus amigos, da equipe de luta livre, Jesse, Grant, Beans e Paulie.
Após servir no exercito e passar pelo treinamento, eles são convocados para lutarem no Iraque, assim a ultima noite em casa, Ambrose e os amigos se reúnem para uma ultima festa. Mas quando Ambrose vê Fern na festa, ele não sabe o que sente em relação a ela, mas não consegui tira-la da cabeça, e num momento em quem ele sabe explicar beija Fern, antes de partir pra Guerra.

“E então eles se foram, através do mar, para um mundo de calor e areia, um mundo que não existir de verdade, pelo menos não para Fern. E talvez não existisse para o povo de Hannah Lake, simplesmente porque era longe de mais, desconhecido demais de qualquer coisa que eles conheciam.” pag 99

Enquanto Ambrose e seus amigos estavam lutando na guerra do outro lado do mundo, a vida em Hannah Lake segue em frente. Fern conseguiu uma promoção em seu emprego, agora ela é Gerente Noturna no mercadinho. Rita amiga de Fern, casou-se e teve um bebê. Fern esta ansiosa pela volta de Ambrose, mesmo que ela não adimita isso nem pra seu melhor amigo Bailey.
Do outro lado do mundo, Ambrose só ver areia e calor por todos os lados, tanto ele como seus amigos estão ansiosos para voltarem para casa, pois já cumpriram o seu dever. Uma ultima patrulha e finalmente voltaram para casa.

“E então o inferno ergueu a mão retorcida através da estrada de terra batida e lançou fogo e estilhaços de metal sob os pneus do Humvee na frente de Ambrose (...). E aquela era a ultima coisa de que Ambrose Young se lembrava, o ultimo fragmento de Antes.” pag. 121

Quando a noticia chega em Hannah Lake, deixa todos abalados, tristes pela perda de seus garotos, mas também com esperança, pois um deles ainda ira voltar para casa, seu herói retornaria.
Voltar para casa não foi como Ambrose gostaria que fosse, pois ele não é mais o mesmo cara que saiu. A guerra o mudou, a perde o mudou. Ter de enfrentar a todos de sua cidade novamente, era a coisa mais difícil que ele já enfrentou. Assim Ambrose se esconde de todos, não aceitando visitas de ninguém, portanto Ambrose passa a trabalhar na Padaria de seu pai, no turno da noite.
Fern não viu Ambrose desde que ele voltou, mas pelo que sabe e o que sente, ele esta diferente, não é mais o mesmo, pois ele esta evitando ate mesmo esbarra-se com Fern a noite quando trabalho quase lado a lado.
Fern quer se aproximar de Ambrose, mas ele não permite que ela se aproxime. Ela tenta falar com ele, mas ele não lhe dar atenção, nem quando Bailey o chama, para participar do Karaokê com a Fern.
Assim Fern recore as castas, mensagens ou simples recado, pra ver se consegui chegar ate Ambrose. Ela usa o quadro branco que fica perto da Padaria, assim ela sempre deixa um recado.

“Não é amor
O amor que muda quando encontra mudança,
Ou se move e remove em desamor.
Oh, não; o amor é marca eterna,
Que enfrenta tempestades e não se abala.”

(...)

“O amor ano é o bufão do Tempo,
Embora lábios e faces rosados
Quando chega a hora sejam ceifados;
O amor não muda com breves horas e semanas,
Mas se sustenta ate o fim de mundo.” pag. 140

Mesmo querendo ficar longe de Fern, ele não consegui. Ele não se sente digno do que ela esta lhe oferecendo, ele não acredita que mereça esse amor que ela lhe oferece, mas quanto mais longe ele fica, mais pensa nela, mais sente a falta dela, assim ele deixa que ela se aproxime, mas com certo distanciamento.
Ambrose foi o herói da cidade quando estava no colégio, era o líder da equipe de lutas, foi pra guerra não para ser herói, mas sim por acreditar que era o que deveria fazer, mas agora ele não sabe o que fazer, pois ele não é mais um herói, mesmo que todos acreditam que seja.
Antes de aceitar o que tem, Ambrose precisa aceitar o que perdeu, aceitar que a vida mudou que ele tem que seguir em frente, fazendo o melhor que pode a casa dia.

“(...) você pode trocar seu orgulho por um pouco de humildade e ter a sua vida de volta.” pag. 194

Nem todos os heróis foram ou estão na guerra. Nem todo herói é o cara mais popular da escola. Nem todo herói é o líder de alguma equipe. Esse herói pode ser o cara mais simples de todos. Pois nem toda beleza vem de fora.

“A verdadeira beleza, aquela que não se desvanece ou se esvai, precisa de tempo, de pressão, precisa de uma resistência incrível. (...) Acreditamos que há lições na perda e no poder do amor, e que temos dentro de nós o potencial para uma beleza tão magnífica que o nosso corpo não pode contê-la.” pag. 328

Esse livro é uma versão moderna de um clássico, onde a autora conseguiu mostrar que beleza pode esta em ações, gestos ou ate mesmo em palavras. Que para ser herói basta querer e fazer o melhor que pode.

Nesse livro o leitor vai rir, chorar e com certeza vai se encantar com a delicadeza dessa historia, pois a autora Amy Harmon, consegui colocar em cada palavra a beleza em diversas formas. É um livro que fala sobre perdas, mas também de perdão, amor, amizades e de esperanças.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Volte sempre!
Comentários ofensivos serão deletados.