sábado, 8 de agosto de 2015

Resenha #2 Psicose - Robert Bloch

Livro: Psicose
Autor (a): Robert Bloch
Editora: DarkSide Boock
Ano: 2013 (nova Edição)

Nota: 5/5 - Favorito

Sinopse: o clássico de Robert Bloch que foi publicado originalmente em 1959, livremente inspirado no caso do assassino de Wisconsin, Ed Gein. Psicose conta a história de Mary Crane, que foge após roubar o dinheiro que foi confiado a ela depositar num banco. Ela então vai parar no Bates Motel, cujo proprietário é Norman Bates, um homem atormentado por sua mãe controladora.



         Psicose, livro que deu origem ao filme do cultuado diretor Alfred Hitchoock, um clássico dos filmes de terror, que marcou o cinema mundial.

Norman Bates é dono do Motel Bates, que fica em um local afastado de tudo, ele mora com a mãe que anda meio adoentada. Norman e a mãe tem uma relação complicada, pois ela não o deixa fazer nada e fica sempre de olho no que ele esta a fazer.
Em uma noite de muita chuva, Norman esta no escritório do motel, alguém bate a porta procurando um quarto para alugar para passar a noite, essa é Marion Crane que esta indo se encontrar com seu noivo, mas que infelizmente entrou em um rua errada acabou parando no Motel Bates, onde ficou sabendo que tinha pegado a estrada errada.
Por ter errado o caminho, Mary terá que passar a noite no motel, pois com toda aquela chuva não estava deixando que ela seguisse seu caminho. Sua única alternativa era passar a noite no motel de Norman Bates, um cara estranho, meio tímido e solitário e um pouco estranho.
 Norman acha estranho ter uma hospede, pois faz muito tempo que não hospeda ninguém. Ele tenta ser gentil com ela, pois nota que ela esta bastante agitada após acompanha-la ate seu quarto oferece uma xícara de chá, já que não tem nenhum lugar ali perto para que ela possa comer algo. Convida a para ir ate sua casa para um lanche.
Mary fica agradecida e aceita ir ate a casa para o lanche, mas o lanche não sai como esperado, pois a mãe dele que esta adoentada não goste nenhum pouco de saber que Norman a convidou para sua casa. Mesmo assim ele pede que ela fique, e eles acabam tendo uma conversa estranha á qual ele acaba ate se exaltando com ela, por ela não entende a relação dele com a mãe.

“Eu acho que todos nós somos um pouco louco de vez em quando.” pag. 50

Mary volta para seu quarto, fica pensando no que ela fez, em ter largado o emprego e deixado sua irmã mais nova Lila, sozinha sem muita explicação por ter feito o que fez. O problema era que precisava viajar com certa urgência para encontrar seu noivo Sam, ainda mais que precisava dele para lhe ajudar em algo que fez, pois sem a ajuda dele estaria muito encrencada.
Após alguns dias Lila fica preocupara com sua irmã, liga pra Sam para saber se ela esta com ele, pois soube o que Mary largou o emprego e que levou som sigo uma grande quantia em dinheiro. Mas a conversa com Sam, não lhe trás tranquilidade, pois ela não esta com ele e Sam nem sabia que Mary estava indo encontra-lo.
Ambos ficam muito preocupados com o desaparecimento de Mary e com o que o patrão dela esta acusando, de pegar o dinheiro e fugir com ele. Sam se questiona será que ela realmente pegou o dinheiro e estava indo encontrar-se com ele, será que ela realmente era capaz de fazer isso.

“Quando você começa a especular (...) uma vez que reconhece que ninguém sabe como funciona a mente de outra pessoa, você tem que admitir: tudo era possível.” pag. 115

Sam e Lila resolvem refazer o caminho que Mary teria feito ao fugir para vê se encontram alguma pista do que pode ter acontecido com ela. Assim eles acabam chegando ao Motel Bates. Um lugar estranho e fora do caminho, afastado de praticamente tudo. Ambos acham que Mary pode ter passado por ali, mas será que passou e será que saiu. Muitas perguntas e nenhuma resposta, as poucas respostas que tiverem não serão a que gostariam.

“Nós não somos tão lúcidos quando fingimos ser.” Pag. 231

Psicose ficou conhecido por conta do filme de Alfred Hitchoock, que também marcou o cinema mundial com filmes de terror que ate hoje ainda é referencia a este estilo de filme.
Recomendo que leiam o livro, depois assistam ao filme que é um clássico dos filmes de terror. Se realmente gosta de livro e do filme assistam também ao filme “Hitchoock (2013)” que mostra os bastidores do filme Psicose (1960).

Pra quem gostou do filme, vai gostar do seriado “Bates Motel (2013)”, que conta a vida de Norman Bates e sua mãe no Motel Bates, mostrando como a vida deles eram no começo do Motel Bates. Mostrar também como é a relação entre Norman e sua mãe.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Volte sempre!
Comentários ofensivos serão deletados.