segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Resenha #46 A Noiva Fantasma - Yangsze Choo

Livro: A Noiva Fantasma
Autor (a): Yangsze Choo
Editora: DarkSide Books
Ano: 2015

Nota: 5/5

Sinopse: Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma... 1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.



Li Lan uma jovem que vive com o pai, em uma casa que já teve dias melhores no passado, sonha com um dia se casar, pois já esta passando da idade, mas espera que seu pai tome alguma atitude em relação a isso não era simples, pois há muitos anos ele deixou de sair de casa, de encontrar-se com seus amigos.

“Certa noite, meu pai perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma”. pag. 9

Li Lan se assusta com a pergunta de seu pai, pois essa tradição já não era mais bem vista e segundo ‘Amah’(algo como ama de companhia) isso era sinal de má sorte. A família que fez a proposta ao pai de Li Lan, era uma das mais importantes do vilarejo onde eles vivem – os Lim, mas Li Lan, não se recordava de ter conhecido o filho deles antes de morrer.
Dias depois Li Lan recebe um convite pra ira ate a casa dos Lim, isso a deixa intrigada, mas sua Amah, acha que isso pode ser algo bom. A casa dos Lim á uma mansão muito grande e com muita gente. Li Lan conhece muita gente lá, a Senhora Lim e as outras senhoras da casa (outras esposas) e conhece também Tian Bai, por quem ela fica encantada.
Ao retonar para casa Li Lan sente que pode ter esperanças, pois talvez as coisas mudem em sua casa, mas esse sentimento dura pouco, pois um estranho sonho lhe deixa atormentada, pois ela sonha com Lim Tian Ching, ao qual se apresenta como seu noivo. E a cada noite ele volta a visita-la em seus sonhos, deixando Li Lan mais apavorada, pois ele a ameaça de assombra-la para sempre se não se casar com ele.
Assim Li Lan não vendo outra saída conta para Amah dos sonhos, que fica muito preocupada com eles e resolve pedir ajuda a uma médium para lidar com o fantasma dos sonhos de Li Lan.
A médium indica a Li Lan que tome um chá a noite antes de dormi, que ele ira ajudar a manter o fantasma longe, o chá de inicio realmente ajuda, mas Lim Tian Ching é mais forte e consegui entrar nos sonhos de Li Lan. É em um desses sonhos que Li Lan tem um revelação que pode mudar a sua vida.

“(...) Eu fui assassinado”. pag 86

Li Lan não consegue acreditar no que Lim Tian Ching lhe contou ainda mais quem ele acusa pelo assassinato, e agora ela não sabe o que fazer e nem em quem acreditar. E para piora ainda mais a sua vida, seu pai lhe da um noticia que destrói todas as suas esperanças de ter um bom futuro.

“Alguém chorava, os soluços ásperos com um animal ofegando de dor.” pag. 93

Li Lan tomou uma atitude impensada e agora não sabe o que fazer pra consertar o que ela fez. Agora sua alma esta separada de seu corpo e ela sente que tem q voltar e logo, mas como fazer isso?! Ou será que é o que realmente ela quer?!
Li Lan esta se sentindo presa em sua casa, sem conseguir voltar pra o seu corpo, assim ela resolver ver onde vai dar o fio brilhando que sai de seu quarto. Mas ao chegar à rua Li Lan fica encantada com o tanto de coisas novas tem para ver, principalmente outros espíritos com os quais pode falar com eles.
Depois de andar por quase todo vilarejo, Li Lan encontra Pan, uma mulher que segui o homem com que deveria ter casado. É com Pan que Li Lan descobre muitas coisas sobre ser espírito, conta também sobre a Planície dos Mortos, aonde todos os mortos vão depois do funeral. Assim Li Lan precisa ir ate a Planície dos Mortos e conseguir provas contra Lim Tian Ching e assim conseguir se livrar dele.
Com um plano em mente Li Lan volta para casa para ver como estão todos, mas acaba se deparando com guardas em sua casa, guardas que mais pareciam demônios. Assim Li Lan fica vagando ate chegar ao porto, lá encontrar Tian Bai, sem notar ela acabou seguindo o fio brilhando que liga ela a Tian Bai. Mesmo sabendo que é errado Li Lan, entra do sonho de Tian Bai, mas no sonho ele parece distante, diferente, da à impressão que esta escondendo alguma coisa, mesmo assim Li Lan fica feliz em vê-lo.
Como não pode voltar para casa Li Lan volta a vagar, ate notar um cara estranho vestindo uma roupa tradicionais e antigas isso a deixa intrigada assim ela começa a segui-lo, e se surpreendo ao ver que ele esta conversado com um demônio, igual aqueles que estão vigiando sua casa.
Li Lan descobre que esses demônios estão vigiando-a a mando de Lim Tian Ching e o que mais a deixa intrigada é o fato de cara estranho saber quem é ela. Mas quem é ele?!

“Meu nome não é importante. Mas, tudo bem sou Er Lang.” pag. 151

Pelo que Li Lan ouviu da conversa de Er Lang com o Demônio, ele esta investigando as ações de Lim Tian Ching, talvez ele possa ajuda-la, dizer se ir a Planície dos Mortes é uma boa ideia ou não. Ir ate a Planície dos Mortos não é uma tarefa fácil, mas Li Lan acredita que se ajudar Er Lang ele ira ajuda-la com Lim Tian Ching.
A travessia para a Planície dos Mortos é mais estranha para Li Lan do que para Fan, que concordou em acompanha-la ate as Planices.

“Quando atravessamos a porta, o fraco ruído noturno das ruas desapareceu e tudo que restou foi um silencio tão profundo que fazia meus ouvidos zumbirem. Era como entrar em um tumulo.” pag. 169

Para Li Lan a Planície dos Mortos não é a mesma que para Fan, mas uma coisa tem em comum, é igual ao vilarejo onde moram, sem saber o que fazer ou onde ir Li Lan vai ate a casa dos Lim da Planície dos Mortos, pois lá talvez consiga reunir provas contra Lim Tian Ching.
Disfarçada na casa dos Lim, Li Lan passa a olha e escutar tudo, para assim conseguir as informações pra Er Lang. Depois de ouvir escondida consegui uma possível informação, mas nem tudo termina como ela imaginava e acaba sendo pega, e será entregue aos demônios.
Sem alternativa Li Lan pede a ajude de Er Lang para lhe tira dali, pois se os demônios a encontrar iram leva-la direto pra Lim Tian Ching. Para sorte de Li Lan, Er Lang lhe ajuda escapar, e ela volta para a casa dos Lim, pois ela ainda quer e precisa de informações.
Volta à casa dos Lim é ariscado, mas conseguir as informações é indispensável. Correndo contra o tempo, Li Lan com a ajuda de Er Lang, consegui sair da casa dos Lim e encontrar-se com Pan, mas escapar de um perigo não significa o fim dos problemas de Li Lan.

“Olhei em volta, frenética. Eu estava perdida.” pag. 265

A fuga da Planície dos Mortos deixou Li Lan fraca e a ligação com o seu corpo esta cada vez mais fraca e o pior de tudo é não saber o que aconteceu com Er Lang. Mas antes de tudo sente que tem que voltar para casa, mas as noticias que tem ao chegar em casa não são as melhores, tudo mudou.
Li Lan esta fraca e sua ligação com seu corpo esta se desfazendo, Li Lan tem que lutar por sua alma, seu corpo e principalmente por sua vida. Já sem esperanças Li Lan tem a oportunidade de escolher um novo caminho, com ajuda ela vence a sua ultima luta.
Voltar à rotina depois das aventuras não é o que Li Lan queria, mas é a vida ou deveria ser, mas ela não conseguiu esquecer Er Lang e sabe que nunca ira esquece-lo, assim ela já decidiu sue caminho.

Admito que fazer essa resenha foi uma das mais difíceis ate agora, admiro que essa resenha esta mais pra resumo, mas é quase impossível não querer falar do livro todo, pois a autora Yancsze Choo, criou um mundo novo onde tudo é possível, personagens cativantes que a cada nova pagina vão tomando vida e fazendo com que nos apeguemos a eles.
A forma como ela apresentou uma nova cultura, seus costumes foi simplesmente incrível. A relação que ela criou entre os personagens, dando eles uma liberdade de crescimento foi um dos pontos que mais gostei no livro.
No final do livro a autora nos da algumas notas explicativas sobre a cultura Malaia, sobre os significados de alguns dos nomes dos personagens o que nos ajuda a compreender ainda mais a história.
E de brinde, o livro trás nas ultimas paginas o esquema de como podemos fazer o origami de tsuru, alem de folhas extras para dobradura. Admito que fiz o tsuru, mas não tive coragem de arrancar as folhas do livro.



E novamente a Editora DarkSide esta de Parabéns, com o cuidado que eles tiveram em compor o livro, desde a capa ate as folhas extras no final foram extremamente geniais.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Volte sempre!
Comentários ofensivos serão deletados.