terça-feira, 31 de outubro de 2017

Resenha #54 Confissões do Crematório - Caitlin Doughty

Livro: Confissões do Crematório
Autor (a): Caitlin Doughty
Editora: DarkSide Books
Ano: 2016

Nota: 3/5

Sinopse: Ainda jovem, Caitlin conseguiu emprego em um crematório na Califórnia e aprendeu muito mais do que imaginava barbeando cadáveres e preparando corpos para a incineração. A exposição constante à morte mudou completamente sua forma de encarar a vida e a levou a escrever um livro diferente de tudo o que você já leu sobre o assunto. Confissões do Crematório reúne histórias reais do dia-a-dia de uma casa funerária, inúmeras curiosidades e fatos filosóficos, históricos e mitológicos. Tudo, é claro, com uma boa dose de humor. Enquanto varre as cinzas das máquinas de incineração ou explica com o que um crânio em chamas se parece, ela desmistifica a morte para si e para seus leitores. O livro de Caitlin – criadora da websérie Ask a Mortician – levanta a cortina preta que nos separa dos bastidores dos funerais e nos faz refletir sobre a vida e a morte de maneira inteligente, honesta e despretensiosa – exatamente como deve ser. Como a autora ressalta na nota que abre o livro, “a ignorância não é uma bênção, é apenas uma forma profunda de terror”. 

“Os ossos, reduzidos apenas aos elementos inorgânicos na cremação, ficam muito frágeis. Quando virei o crânio de lado para poder olhar melhor, a coisa toda se desfez na minha mão e os pedaços caíram no pote entre meus dedos.” Pag. 25



Aos 23 anos Caitlin consegui um emprego no Westwind Cremation & Burial, uma agencia (ou casa) funerária. Desde pequena Caitlin tem uma atração pela morte, desde que aos 8 anos viu uma menina cair e morrer no shopping. Os anos passaram e Caitlin se formou na faculdade em Historia Medieval, mas esse nunca foi o se sonho para o futuro.
Quando conseguiu o emprego no Westwind Cremation & Burial, tinha uma visão de morte, onde as pessoas não ligavam tanto assim para a morte, não seguiam mais os rituais ou mesmo os costumes religiosos de como tratar (cuidar) de um cadáver. 

“Olhar diretamente nos olhos da mortalidade não é fácil. Para evitar isso, nós escolhemos continuar vendados, no escuro em relação às realidades da morte. No entanto, a ignorância não é uma benção - é só um tipo mais profundo de pavor.” Pag. 13

Caitlin tem que cuidar dos corpos na Westwind Cremation & Burial. Em seu primeiro dia de trabalho ela ‘conhece’ o Sr. Byron, um senhor na casa dos 70 anos, ao qual ela teria que barbea-lo, pois logo o falecido teria uma sua ultima visita antes de ser cremado, mas como fazer isso?! Muitas perguntas surgiram na sua cabeça, mas seguindo seu lema, ‘sem problemas, eu cuido disso’, ela foi em frente, e barbeou seu primeiro cadáver.

De inicio Caitlin viveu diversas situações pra lá de estranhas, bizarras e ate algumas assustadoras e outras nojentas. Entre os vários acontecimento Caitlin, nos conta sobre como foi ter que fazer uma cremação com testemunhas, onde os parentes do falecido estariam presentes na hora da cremação.
Ela temia que tudo desse errado, temia por não conseguir realizar os ‘procedimentos’ de forma correta e que acabasse fazendo a maior bagunça, juntando ao fato dela ser um pouco atrapalhada.

Das varias histórias do livro, uma que me chamou mais atenção e que também afetou bastante a Caitlin, foi a sua primeira cremação de bebês, ver aqueles seres tão pequenos e inocentes, serem consumidos e no fim só restar cinzas. Um dos casos que mais abalou a Caitlin foi de uma menininha de olhos azuis.

“Por que esse bebê em particular me encheu de tanta dor?
(...)
Talvez ela tenha funcionado como um símbolo de todos os outros bebês quais não chorei.” Pag. 104

Outra historia que deixa o leitor se sentindo enjoada e a cremação de uma Senhora um pouco acima do peso, onde Caitlin descore sobre o processo de cremação da gordura, nojento!

Durante o livro, Caitlin nos trás a visão sobre a morte em diferentes situações, momentos e circunstancia, como uma tribo indígena, os Wari que praticam o canibalismo de seus entes queridos, mais isso em um contesto cultural e religioso. Também nos fala das práticas de embalsamamento dos corpos, que no inicio era para preservação do cadáver e que atualmente se tornou algo mais estético, ou seja, deixar o cadáver um pouco mais apresentável.

A Caitlin defende a ideia da ‘boa morte’ onde os cadáveres são respeitados, seguindo rituais culturais e religiosos, e nada de esconder a morte, como é de costume, não é um tema falado e muito menos discutidos, nisso a Caitlin faz muito bem em seu livro.



Admito, eu não sou de falar em morte. Sim já perdi entes queridos, mas nessas ocasiões eu não estava presente, assim nunca fui literalmente (praticamente) apresentada ‘a morte’, admito também que não saberia lidar com ela [a morte], mas com esse livro eu tenho uma outra ideia, uma nova forma de lidar / ver a morte, como a própria Caitlin diz “a morte não está acontecendo com você. Está acontecendo com todo mundo.”

Esse com certeza não é um livro fácil de se ler, é preciso ter uma mente aberta e mesmo assim ele pode nos chocar em algum momento, como a morte também nos choca quando chega.

Depois de ler essa ‘resenha’ você, deve esta se perguntando “porque dei nota 3 para o livro se digo que gostei dele?”. Vou me explicar, gostei sim do livro, a forma que a Caitlin escreve é ótima, ela sabe ser sutil e engraçada ao mesmo tempo, fala da morte de uma forma que nos faz para e pensar a respeito...
Mesmo com todos os pontos positivos em relação ao livro, eu senti falta de mais acontecimentos, de mais historias dela [Caitlin] vividas no Crematório, em alguns momentos eu me senti perdida, principalmente quando ela começava contando de uma cremação e vinha com a parte ‘histórica’ da morte, não estou querendo dizer que essa parte é ruim só estou dizendo que me deixava confusa.


Mesmo com esse ponto negativo, recomendo esse livro, para quem quer saber mais sobre a morte, sobre cadáveres, embalsamamento e cremação. E se divertir com as historias da Cailtlin, que atualmente tem um canal no YouTube - Ask A Mortician e também possui um grupo The Order of The Good Death, para discutir sobre mortalidade com aqueles que trabalham, estudam, e gostem do assunto. 





segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Dica e Novidade! Seriado – The Walking Dead, 2º episodio da 8ª temporada

Depois de uma estreia fantástica, The Walking Dead, volta para um 2ª episodio ainda melhor, cheio de surpresas, e pra quem assistiu, que final, preciso do próximo episodio logo.
Episodio 8 x 02 - “The Damned”: O plano envolvendo os membros de Alexandria, Reino e Hilltop se desenrola; enquanto Rick continua a luta, ele encontra um rosto familiar.



Rick, junto com Dary, Rei Ezequiel, Carol, Jesus e companhia conseguiram encurralar Negan e os Salvadores agora eles parte para um novo ataque, dessas vez será no arsenal do Negan.

Enquanto um grupo deixa os Salvadores ocupados, Rick e Dary junto com Jesus, Tara e Morgan parte em busca das armas de Negan. Agindo em três grupos, Morgan e outros companheiros parte em busca de perigo e do pessoal que estão no prédio.
Enquanto Jesus e Tara parte em busca de armas e dos suprimentos que os Salvadores roubara, assim restam Dary e Rick que partem em busca das armas.

Enquanto os outros buscam armas e outras coisa, Rei Ezequiel e Carol tem uma conversar diferente, o Rei mostra que estar a frente de um grupo não é fácil, tem medo, mas mesmo assim sorri.



Cada grupo teve suas pequenas batalhas para enfrenta, muitos tiros e muitas surpresas, como a quase morte do Morgan. Isso nem foi tão ruim, pois despertou da maldade nele, onde ele sai matando todo mundo, só não matou mais, pois Jesus interferiu protegendo os reféns. 



Falando em Jesus, esse precisa aprender a não confiar em todo mundo, mesmo Tara avisando ele preferiu ariscar e quase deu tudo errado.


Outro que levou um baita susto foi Rick e se separou de Dary para encontrarem as armas. Depois de enfrentar um dos Salvadores, Rick encontra ‘algo’ que não estava esperando, também reencontra um amigo, que agora esta do lado do Negan.






no próximo episodio:
Episodio 8 x 03 - “Monster”: O conflito com os Salvadores leva a consequências não desejadas para Hilltop, Reino e Alexandria; enquanto a moralidade se mostra complicada em tempo de guerra.





domingo, 29 de outubro de 2017

Dica e Novidade! Filme – Cinema em Casa: Gostosura ou Travessura?!



Bom Final de Semana!
Dia 31 de Outubro, mais conhecido por Halloween. Ok que aqui no Brasil nem tanto, mas sempre tem seus fãs, e pra entrar no clima do Halloween o ‘Cinema em Casa’ desse final de semana será inspirado nessa data.
Pra deixar essas dicas mais divertidas, escolhi filmes novos, antigos e filmes trash (filmes de terror, de baixo orçamento e roteiro simples, característica principal é o humor negro).
Vamos aos filmes:

Arachnophobia (1990)
Ross Jennings é um médico que, juntamente com sua família, vai morar em uma cidade do interior da Califórnia. Quando todos os seus pacientes começam a morrer misteriosamente, passa-se a suspeitar gradativamente que as mortes tenham sido provocadas por aranhas que existem em sua casa.
No elenco temos Jeff Daniels, Harley Jane Kozak, John Goodman, Julian Sands, Stuart Pankin, Brian McNamara, Henry Jones e Peter Jason. Direção de Frank Marshall.






Conto do Dia das Bruxas (2009) (indicado para maiores de 18 anos)
É Dia das Bruxas e a cidade está em festa. Só que em meio às festividades e tradições, cinco histórias se desenrolam, protagonizadas pelos moradores mais improváveis: Uma jovem virgem que está se guardando para o homem certo é incentivada por suas amigas a procurar o cara ideal em um encontro às escuras neste Halloween; um casal em crise tenta superar suas diferenças, enquanto a esposa odeia as tradições da data e o marido as ama; um grupo de maliciosos adolescentes planejam travessuras que vão longe demais; um diretor da escola que à luz do luar se mostra como um perigoso assassino em série; e um solitário senhor é atormentado por um misterioso visitante e precisa decidir se ele quer doce ou travessura.
No elenco temos Dylan Baker, Rochelle Aytes, Brian Cox, Anna Paquin, Leslie Bibb, Quinn Lord, Moneca Delain e Tahmoh Penikett. Direção de Michael Dougherty.




Corrente do Mal (2015) (indicado para maiores de 14 anos)
A jovem Jay leva uma vida tranquila entre escola, paqueras e passeios no lago. Após uma transa, o garoto com quem passou a noite explica que ele carregava no corpo uma força maligna, transmissível às pessoas apenas pelo sexo. Enquanto vive o dilema de carregar a sina ou passá-la adiante, a jovem começa a ser perseguida por figuras estranhas que tentam matá-la e não são vistas por mais ninguém.
No elenco temos Maika Monroe, Keir Gilchrist, Daniel Zovatto, Jake Weary, Linda Boston, Olivia Luccardi, Lili Sepe e Heather Fairbanks. Direção de David Robert Mitchell.




Jogos Perigosos (2017) (indicado para maiores de 18 anos)
Jessie e Gerald formam um casal em crise. Para salvar o casamento, eles decidem viajar a uma casa isolada, na intenção de passar um fim de semana romântico. O marido leva algemas e decide prender a esposa a cama. Ela hesita a participar do jogo erótico, mas aceita. No entanto, uma vez presa, o marido sofre um ataque cardíaco e morre. Presa à cama, sem ter a quem pedir socorro, Jessie luta pela sobrevivência enquanto se recorda de traumas na infância.
No elenco temos Carla Gugino, Bruce Greenwood, Carel Struycken, Chiara Aurelia, Henry Thomas e Kate Siegel. Direção de Mike Flanagan.




O Ataque dos Tomates Assassinos (1978)
A situação está saindo do controle em uma área experimental do departamento de agricultura, e tomates estão atacando as pessoas. Em um primeiro ataque, uma dona de casa desamparada é atacada em uma cozinha. A polícia começa a investigar e faz uma constatação impressionante: Não é sangue, é suco de tomate. Os tomates crescem indefinidamente e atingem circunferências enormes: atirar com espingardas e outras armas de fogo já não adianta mais. 
No elenco temos David Miller (II), George Wilson, Sharon Taylor, Ernie Meyers, Eric Christmas, J. Stephen Peace, Ron Shapiro e Al Sklar. Direção de John De Bello.





Aproveite, escolha um filme ou assistam todos, depois contem o que acharam dos filmes. Se tiverem algum filme que gostam, me indique pra assistir, vou adora.
Ah, se quiser uma dica de filme com algum tema específico, deixe um comentário que assim que possível farei uma lista de indicação com o tema.

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Dica e Novidade! Seriado – The Walking Dead, estreia da 8ª temporada

Demorou, mas finalmente estreou a 8ª temporada de The Walking Dead.
Episodio 8 x 01 - “Mercy”: Rick e seu grupo, juntamente com o Reino e Hilltop, se unem para levar a luta para Negan e os Salvadores.



Dando continuidade aos últimos momentos do episodio final da 7ª temporada, temos Rick, Maggie, Jesus e Rei Ezequiel unidos contra o Negan. E assim eles partem para um novo ataque aos Salvadores.



Agora mais organizados, Rick, Maggie, Jesus e Ezequiel parte para o ataque a Negan, eles vão literalmente ate ele, e o ‘desafia’, mas essa é só a primeira parte do plano, pois temos Dary e Carol trazendo uma horda de zumbis para o acampamento dos Salvadores.





Finalmente vemos o Negan em uma situação em que ele não tem nenhum controle. Mesmo usando de toda sua estratégias (do mal) Negan se vê encurralado (vamos ver ate quando).

Enfim, Rick tem uma vitoria sobre Negan, ele consegui unir as comunidades de Alexandria, Hillpton e Reino.

Esse primeiro episodio da 8ª temporada de The Walking Dead, pode ser resumido em três momentos. O primeiro a homenagem a série em que Carl recria momentos iniciais do primeiro episodio da série.
O segundo o ataque organizado a Negan e aos Salvadores.

E em terceiro, os flash do futuro em que temos Rick, Michonne, Carl e Judith em preparativos pra um festival na comunidade.







No próximo episodio:
Episodio 8 x 02 - “The Damned”: O plano envolvendo os membros de Alexandria, Reino e Hilltop se desenrola; enquanto Rick continua a luta, ele encontra um rosto familiar.

domingo, 22 de outubro de 2017

Dica e Novidade! Filme – Cinema em Casa: Indico


Bom Final de Semana!
Pra quem acompanha o Blog, sabe que adoro um filme, tanto que todo final de semana tem dica de filmes. Assim nesse final de semana, trouxe dicas de filmes que (para mim) todos deveriam assistir ao menos uma (ou mais) vez na vida. Esse filmes já foram indicados aqui em algum momento, mas são filmes tão queridos que merecem ser indicados novamente.
E pra vocês qual filme ou filmes merecem ser assistido ao menos uma vez na vida?! Me conta lá nos comentários.
Vamos aos filmes:

Curtindo a Vida Adoidado (1986)
No último semestre do curso do colégio, Ferris Bueller sente um incontrolável desejo de matar a aula e planeja um grande programa na cidade com sua namorada, seu melhor amigo e uma Ferrari. Só que para poder realizar seu desejo ele precisa escapar do diretor do colégio e de sua irmã.
No elenco temos Matthew Broderick, Alan Ruck, Mia Sara, Jeffrey Jones, Jennifer Grey, Cindy Pickett, Edie McClurg e Charlie Sheen.Direção de John Hughes.

(sem trailer, mas uma cena do filme que eu adoro)




Meu Primeiro Amor (1991)
Vada Sultenfuss, uma garota de 11 anos, é obcecada com a morte, pois sua mãe morreu e seu pai, Harry Sultenfuss, é um agente funerário que não lhe dá a devida atenção. Vada é apaixonada por Jake Bixler, seu professor de inglês, e no verão faz parte de uma classe de poesia só para impressioná-lo. Paralelamente é muito amiga de Thomas J. Sennett, um garoto que é alérgico a tudo. Quando Harry contrata Shelly DeVoto, uma maquiadora para os funerais, e se apaixona por ela Vada se sente ultrajada e quer fazer qualquer coisa que estiver em seu poder para separá-los.
No elenco temos Anna Chlumsky, Macaulay Culkin, Dan Aykroyd, Jamie Lee Curtis, Griffin Dunne, Peter Michael Goetz e Richard Masur. Direção de Howard Zieff.




Para Sempre Cinderela (1998)
A rainha da França solicita a presença dos Irmãos Grimm no palácio e lhes conta que gosta muito da obra deles, mas que ficou espantada em como foi contada a história de Gata Borralheira. Assim, decide lhes narrar o que realmente aconteceu na França do século XVI, quando Danielle de Barbarac, sua tataravó, que ficou feliz aos oitos anos quando seu pai, um aristocrata viúvo, se casou novamente com uma baronesa, pois assim ela ganhou uma mãe e duas irmãs no mesmo dia. Mas a sonhada felicidade durou muito pouco, pois logo depois seu amado pai morreu subitamente e a madrasta, que ela desejava que fosse a mãe que nunca tivera, passa a tratá-la como uma criada. Uma das filhas da baronesa é bondosa e não concorda com várias atitudes da mãe, mas por outro lado a outra filha é bastante egoísta e só pensa em se casar com o príncipe herdeiro. Para isto ela tem total apoio da mãe, que está disposta a conspirar, mentir e fazer o necessário para ver sua filha como a futura rainha. Mas ela precisa agir rápido, pois o príncipe conheceu Danielle e os dois estão apaixonados, com os sonhos de grandeza da baronesa podendo serem frustrados, pois sua enteada e o príncipe estão sendo aconselhados por ninguém menos que Leonardo da Vinci.
No elenco temos, Drew Barrymore, Anjelica Huston, Jeanne Moreau, Jeroen Krabbe, Dougray Scott, Melanie Lynskey, Megan Dodds e Judy Parfitt. Direção de Andy Tennant.





Sempre ao Seu Lado (2009)
Parker Wilson é um professor universitário que, ao retornar do trabalho, encontra na estação de trem um filhote de cachorro da raça akita, conhecido por sua lealdade. Sem ter como deixá-lo na estação, Parker o leva para casa mesmo sabendo que Cate, sua esposa, é contra a presença de um cachorro. Aos poucos Parker se afeiçoa ao filhote, que tem o nome Hachi escrito na coleira, em japonês. Cate cede e aceita sua permanência. Hachi cresce e passa a acompanhar Parker até a estação de trem, retornando ao local no horário em que o professor está de volta. Até que um acontecimento inesperado altera sua vida.
No elenco temos Richard Gere, Joan Allen, Sarah Roemer, Cary-Hiroyuki Tagawa, Jason Alexander, Erick Avari, Davenia McFadden e Robert Capron. Na direção Lasse Hallström.




Spirit: O Corcel Indomável (2002)
No final do século XVII em pleno Oeste norte-americano vive Spirit, um cavalo que resiste a ser domado pelo homem. Ele se apaixona por uma égua local, chamada Chuva, e desenvolve uma grande amizade com um jovem índio Lakota chamado Pequeno Rio. Juntos eles acompanham a colonização do local onde vivem, percebendo as mudanças que a chegada da civilização fazem em seu dia-a-dia.
Com vozes de Matt Damon, James Cromwell, Daniel Studi, Chopper Bernet, Charles Napier, Matt Levin, Zahn McClarnon e Donald Fullilove. Direção de Kelly Asbury e Lorna Cook. Na verão brasileira a trilha sonora foi cantada por Paulo Ricardo.




Com certeza teremos uma parte 2, 3... e muitas outros, pois sempre tem um novo filme que merece ser assistir inúmeras vezes. E pra vocês qual filme ou filmes merecem ser assistido ao menos uma vez na vida?! Me conta lá nos comentários.

Aproveite, escolha um filme ou assistam todos, depois contem o que acharam dos filmes. Se tiverem algum filme que gostam, me indique pra assistir, vou adora.
Ah, se quiser uma dica de filme com algum tema específico, deixe um comentário que assim que possível farei uma lista de indicação com o tema.

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Dica e Novidade! Filme – Extraordinário, ganha trailer final



A Lionsgate divulgou um novo trailer do filme Extraordinário. Adaptação do livro de R. J. Palacio, o longa é estrelado por Jacob Tremblay no papel do protagonista Auggie; e por Julia Roberts e Owen Wilson, que fazem os pais do garoto.





No filme acompanhamos a história de August Pullman (Jacob Tremblay), um garotinho que nasceu com deformidade facial. Aos dez anos, ele vai começar a frequentar a escola pela primeira vez e tudo o que deseja é ser tratado normalmente pelos novos colegas. Julia Roberts e Owen Wilson interpretam os pais de Augusts.
Com direção de por Stephen Chbosky, o filme tem estreia prevista para  dia 23 de Novembro.




Dica e Novidade! Seriado – O Justiceiro, ganha data de estreia



A Netflix divulgou um novo trailer, onde anunciou a data de estreia, da sua mais nova série, Justiceiro, que chega ao serviço de streaming no dia 17 de novembro!

O vídeo inédito traz bastante tensão e mistério, mostrando que o passado militar de Castle vai voltar para atormentá-lo, enquanto ele se envolve em uma perigosa conspiração. Ainda mostra Karen Page (Deborah Ann Woll) preocupada e em perigo; o personagem de Ebon Moss-Bachrach revelando ser como Castle, Ben Barnes saindo de uma explosão like a boss e Amber Rose Revah em busca de informações sobre o anti-herói.





Na trama, depois de se vingar dos responsáveis pela morte de sua mulher e de seus filhos, Frank Castle (Jon Bernthal) revela uma conspiração que corre de forma muito mais profunda do que o submundo do crime em Nova York. Agora, conhecido na cidade como O Justiceiro, ele deve descobrir a verdade sobre injustiças que afetam não só a sua família.

No elenco temos Jon Bernthal reprisando seu papel como Frank Castle (depois de aparecer na 2ª temporada de Demolidor), Ben Barnes no papel de Billy Russo (o nome civil do vilão Retalho), o melhor amigo de Frank Castle da época das Forças Especiais que comanda uma corporação militar privada chamada chamado "Anvil".
Ebon Moss-Bachrach vive Micro, um ex-analista da NSA cujos segredos podem ser de grande valor para Frank Castle e todos ao seu redor, e Amber Rose Revah interpreta Dinah Madanim uma sofisticada agente altamente treinada da Segurança Nacional irritada com o Justiceiro.
Daniel Webber como Lewis Walcott, um jovem veterano de guerra que teve dificuldade em se readaptar à sociedade civil; Jason R. Moore como Curtis Hoyle, um amigo de Frank Castle e uma das poucas pessoas que sabe que ele está vivo; Paul Schulze como Rawlins, um membro do alto escalão da CIA cujas operações no Afeganistão cruzam com Frank Castle; Jaime Ray Newman como Sarah Lieberman, a esposa de Micro cujo casamento fez sua vida ficar muito mais complicada; e Michael Nathanson como Sam Stein, um agente da Segurança Nacional que é desafiado por sua parceria com Dinah.


quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Dica e Novidade! Filme – Caixa de Pássaros, novidades no elenco



A Netflix divulgou novos nomes que estarão no elenco da adaptação Caixa de Pássaros do escritor Josh Malerman (publicado pela Editora Intrínseca), junto com Sandra Bullock, teremos Sarah Paulson, Jacki Weaver, Trevante Rhodes, Lil Rel Howery e Danielle Macdonald.
Com direção de Susanne Bier e roteio de Eric Heisserer, o filme tem estreia prevista para 2018.



A história acompanha Malorie e seus dois filhos pequenos, depois que uma misteriosa força alienígena invadiu a Terra, sendo capaz de causar um impulso violento com apenas um olhar. Sem poder enxergar o caminho pela frente, o trio busca um lugar seguro. 


Se ainda não conhece esse livro, leia a resenha -> aqui!