sexta-feira, 17 de junho de 2016

Resenha #35 Depois de Você - Jojo Moyes

Livro: Depois de Você (Como Eu Era Antes de Você 2)
Autor (a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2015

Nota: 3/5

Sinopse: Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la. Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

Já se passaram quase 1 ano que tudo aconteceu, que a vida da Louse Clark foi virada de cabeça para baixo, nesse tempo ela passou uma temporada em Paris, viajou por vários lugares, fez tudo que um dia havia conversado com Will. Fez novos amigos, conheceu ligares e pessoas novas.
Lou dizia para todos que estava bem, que estava superando, mas no fundo ainda sentia que tinha fracassado com Will, que estava vivendo uma vida que não lhe pertence, em uma casa que não é sua. Além de trabalhar em um bar no aeroporto ao qual odeia.
Toda noite depois de passar horas trabalhando, Lou volta para sua casa solitária, onde tem conversar imaginarias com Will enquanto bebe ate dormir. Algumas noites sobre ate o telhado onde fica olhando a cidade, e se questionando sobre sua vida, é uma dessas noites que sofre um grave acidente.

“(...) e então, como um pesadelo, fico leve, no abismo do ar noturno, minhas pernas se debatendo acima da minha cabeça enquanto ouço um grito (...)
Cataplof.
Tudo fica preto.” Pag. 13

Depois de uma longa estadia no hospital e outra em casa com sua família, Lou volta para seu solitário apartamento, para isso aceitou frequentar um grupo de apoio a pessoas que perderam alguém.
Estar no grupo é deprimente, pois todos ali se culpam, lamentam a perda de alguém, se arrependem por não terem feito algo para evitar a perda.

“Hum. Esta bem. Bom, meu nome é Louisa e o homem que eu ... amava morreu com trinta e cinco anos.
(...)
Ah. Ele... hã ... tirou a própria vida.” Pag. 41

A vida de volta ao normal, relativamente ao normal. Ela voltou ao se antigo trabalho, no bar do aeroporto e vai as reuniões do grupo regularmente, mesmo que as vezes é bem deprimente.
Em uma noite após a reunião Lou se depara com Sam, o paramédico que lhe salvou, ele é um cara lindo, inteligente. Lou sente que precisa seguir em frente, assim aceita um convite de Sam pra sair.
Esta com Sam é fácil, simples e tranquilo. Eles saem, jantam e se divertem, mas Lou sente que precisa fazer algo, para realmente seguir em frente. Mas será que ela esta realmente pronta pra um novo amor?!

“Antes que eu pudesse pensar me debrucei sobre a mesinha e estiquei o braço para alcançar sua nuca e o beijei. Ele hesitou apenas por um instante, depois se inclinou para a frente e retribuiu o beijo.” Pag. 140

As com Sam estão cada dia melhor, mas os fantasmas de Lou não a deixam em paz... mesmo ela se esforçando muito, mas deixar Will no passado não é a tarefa mais fácil, após um conversar com Nathan, o antigo enfermeiro de Will, lhe faz uma proposta irrecusável, ira trabalhar em Nova York.
Uma mudança dessas, não é o que Lou imaginou pra ela ainda mais nesse momento, pois tem que lidar com fantasmas de seu passado, com Sam e com sua família. Mas uma mudança também pode ser o que ela precisa para realmente seguir em frente, um novo emprego, uma nova cidade e um novo continente. Mas e Sam?!
Ele é um cara incrível, com um grande coração e muita coragem, mas será que toda essa coragem é suficiente para ajudar Lou a enfrentar seus fantasmas e medos, e essa mudança?! Mas Sam esta disposto a lutar por seu amor, mas será que Lou esta disposta a aceitar esse novo amor?

“- Não estou apaixonada por um fantasma.
(...)
- Então deixe ele ir, Lou.” Pag. 265

Lou aprendeu com Will a aproveitar cada pequeno momento da vida, a nunca deixar oportunidades de ser feliz passa, agora ela tem que novamente colocar em pratica tudo isso que aprendeu. E Sam ela aprendeu que às vezes temos uma segunda chance na vida e temos a obrigação de aproveita-la ao máximo.

Admito que quando soube que a Jojo Moyer iria escrever uma continuação para a historia de Will e Lou, fiquei super curiosa, pois quando terminei de ler ‘Como Eu Era Antes de Você’, queria saber como a Lou levou a vida, como foi viajar, fazer muitas das cosia que Will gostava.
E principalmente poder ter mais um pouquinho da linda historia de Will e Lou, pois a escrita da Jojo é incrível, delicada, simples, mas marcante. A forma como ela mostrou o sofrimento da Lou, que foi de uma delicadeza sem igual.


Vocês devem achar estranho eu ter dado uma nota 3, mesmo dizendo que gostei do livro. Vou me explicar; depois de ler Como Eu Era Antes de Você, sofre muito com o final do livro, acho que não estava preparada para a novidade que a Jojo preparou neste livro, só posso dizer sem dar spoiler, que é uma boa surpresa, um novo olhar sobre a historia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Volte sempre!
Comentários ofensivos serão deletados.