sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Resenha #42 Herdeira de Fogo - Sarah J. Maas

Livro: Trono de Vidro: Herdeira do Fogo – vol. 3
Autor (a): Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Ano: 2015

Nota: 5/5

Sinopse: Celaena ressurge das cinzas ainda mais forte e letal. E parte em uma jornada em busca de uma obscura verdade: uma informação sobre sua herança e seus antepassados que pode mudar sua vida e o futuro de dois reinos para sempre. Enquanto isso, forças sinistras começam a despontar no horizonte e têm planos malignos para dominar o seu mundo. Agora, depende de Celaena encontrar coragem para enfrentar tais perigos, além de seus próprios demônios, e fazer a escolha mais difícil da sua vida.

ALERTA, esta resenha com tem SPOILER dos livros anteriores: Trono de Vidro vol. 1 e Tronode Vidro: Coroa da Meia - Noite – vol. 2.


Celaena Sardothien perdeu muito nesta vida, os pais, a liberdade, um grande amor e agora perde a única amiga de verdade que teve na vida, Celaena esta devastada e perdida, ela quer vingança a qualquer custo, nem que pra isso tenha que passar por cima de quem ela goste.
Com essa perda Celaena se lembrou de que não pode e não deve confiar em ninguém, ainda mais com os segredos que guarda, pois eles colocam em risco tanto ela quanto as pessoas a quem ela quer proteger, entre eles esta o Capitão da Guarda Chaol.
Em uma estratégia de proteger Celaena, Chaol convence o Rei de enviar Celaena em uma missão a Wendlym, pois ele acredita que lá Celaena encontrara proteção que precisa, e aliados para o futuro.
Mesmo contra o plano de Chaol, Claena não tem outra opção a não ser seguir as ordem do Rei, assim ela parte para Wendlym, mas com outro plano, o de encontrar Maeve a Rainha Feérica e descobrir mais sobre as Pedras de Wyrd e assim poder cumprir sua promessa com Nehemia. Mas isso não será tão simples e nem tal fácil como Celaena pensou.

“Wendlym. Uma terra de mitos e monstros – de lendas e de pesadelos concretizados.” Pag. 14

Celaena esta a dias em Wendlym e não fez nada, não procurou pela Rainha Feérica nem cumpriu as ordens do Rei, mas tudo em sua vida muda quando ela se depara com um macho feérico – Rowan, que a leva para a Defesa Nebulosa.

“Ela sentiu o cheiro de fumaça antes de ver as luzes (...) As pedras era escuras e antigas, retiradas de algo diferente do granito abundante. Semicerrando os olhos, Celaena não deixou de notar o circulo de pedras imponentes que percorria a vegetação, cercando toda a fortaleza.” Pag. 53

Celaena não sabe o que espera de sua visita em Defesa Nebulosa, muito menos da conversa que terá com a Rainha Feérica Maeve.

“Olá, Aelin Galathynius.” Pag 54

A conversar com Maeve, não é a das melhores, mas Celaena precisa de respostas e ela é a única que pode da-lás. Mas para te-lás, para poder entrar na cidade de Doranelle antes Celaena terá que provar ser digna, para isso ira treinas com o Príncipe Rowan.
O treinamento com Rowan é o pior que já teve. Não tem nada de lutas nem de defesas, nada de armas... não é nada do que Celaena esperava.

Enquanto Celaena treina com Rowan, as coisas em Adarlan, não vão nada bem. Dorian tem que aprender a lidar com sua mais nova habilidade, a qual o colocara em perigo caso seu pai descubra, para isso ele conta com uma ajuda inusitada, mas muito bem vinda.
Já Chaol tem que cumprir com seu acordo com seu pai e voltar para Anielle e assumir suas responsabilidades, mas os planos mudam, pois o General Aedion e a Devastação estão de volta a Ardalan. Um grupo de Guerreiros mais temidos do Reino.
Chaol teme que a chegada de Aedion possa representar algum perigo, assim passa aprestar atenção nas ações do Guerreiro. Assim percebe que Aedion sempre sai às escondidas a noite, sempre diz esta em um lugar, nunca o vê neles. Assim uma noite Chaol o segue, e descobre algo que mudar as coisas tanto para o Capitão da Guarda como para o Guerreiro, Líder da Devastação.

“Era uma aposta; a maior aposta que fizera (...)
Aelin esta viva.” Pag. 143

De volta a Defesa Nebulosa, Celaena esta exaustas, ela treina com Rowan todos os dias, faça sol ou faça chuva. Ele exige muito de Celaena, a força ate o limite, ate Celaena se perder em seu próprio poder.

“Não, queria arrancar a garganta dele – arranca-la com os caninos longos que exibiam depois que terminou de se transforma e rugiu.” Pag. 153

A mudança foi como uma explosão, mas sem nenhum controle e Rowan na faz nada para ajudar, a não ser forçar Celaena ate o limite nos treinos, mas ele também não sabe dos motivos de Celaena, da promessa feita a sua única e verdadeira amiga.
Cansada de tudo e de todos, Celaena decide ir embora de Defesa Nebulosa e busca ela mesmas suas respostas, mas se aventurar na floresta que cerca Defesa Nebulosa é mais perigoso que Celaena pode imaginar, pois a floresta esconde monstros como os Skinwalkers, dos quais só as lendas já assustam. Celaena sabe que não tem força pra enfrentar um deles, imagina um grupo. Mas ela não esta sozinha, Rowan a ajuda, e no momento mais perigoso Celaena se entrega a seu poder, não só se entrega como o controla.

Enquanto Celaena luta por sua vida o Rei de Adarlan faz uma aliança que ira mudar os rumos da uma futura guerra, pois ele se alia com as Bruxas, as quais passam a fazer parte de seu Exercito, elas serão as Cavaleiras de suas serpentes aladas.

Agora Celaena já controla sua transformação facilmente, mas nem tudo é fácil, pois o seu poder vai além e ela ainda tem dificuldade de controlar, mesmo como todo o treinamento ainda perde o controle do seu poder de controlar o fogo. Ela teme por esse poder, teme não controla-lo e deixar que as coisas queimem sem controle. E Rowan não esta ajudando em nada.

“Ela não tem esperanças, príncipe. Não tem mais esperança no coração. Ajude-a, se não pelo bem dela, então ao menos pelo que ela representa ... o que poderia oferecer a todos nos, inclusive a você.” Pag. 264

As poucos Celaena e Rowan vão se entendo, conversando mais em vez de brigarem, as vez ficam em silencio apenas ouvindo as conversar em defesa Nebulosa, ouvindo as historias dos antigos Guerreiros feéricos. Mas o príncipe ainda se mantinha distante. Por reseio ou por medo?!
Coisas misteriosas vêm acontecendo em volta de Defesa Nebulosa, coisas que deixam Celaena preocupada, pois ela sente algo estranho sobre isso, algo ruim. Assim ela e Rowan vão investigar, mas o que encontram é mais perguntas, pois se deparam com uma criatura que tem a habilidade de matar alguém de medo, e eles não sabem se podem enfrenta-la e sair vivos.

“Com medo, princesa?
Sim, e sabiamente.” Pag. 377

Dessa investigação eles descobrem que o rei de Adarlan tem um plano bem maior que Celaena pode imaginar, pois essas estranhas criaturas estão do lado dele, isso representa um grande perigo a todos. E Celaena sabe que precisara enfrentar seus próprios medos para ser capaz de lutar contra esse mal que se aproxima com força.
Celaena fez uma promessa, mais de uma e esta disposta a tudo pra cumprir o que prometeu, esta disposta a dar sua vida para salvar as pessoas que a acolheu e aceitara como ela é. Mas essa decisão ira mudar seu futuro...

“Aceitei esse destino quando coloquei os pés para fora da barreira.” Pag. 448

Em Wendlyn, Celaena aceitou seu destino, aceitou seu poder. Já em Adarlan, o Rei segue adiante com seu plano de mudar o mundo a seu desejo, fazendo alianças ele esta conquistando mais força e poder, o que deixa os rebeldes apreensivos e com medo do futuro. Mas uma noticia ira mudar os planos de todos e dar esperanças aqueles que já a tinha perdido a muito tempo.

“Por cada rua, cada rio, para o norte, o sul e oeste, por neve e chuva e névoa, os cascos dos cavalos revirando a terra de cada reino.
Em cada cidade que contavam, em cada taberna e reunião secreta, mais cavaleiros saíram.
(...)
Aguentem firme, diziam os cavaleiros ao mundo.
Aguentem firme.” Pag. 457

Uma guerra tão grande se inicia, uma guerra há muito tempo aguardada terá seu fim. Segredos serão revelados, alianças inesperadas serão feitas, destinos estão em jogo, vidas serão perdidas e salvas, tudo em busca de uma nova chance de sonhar um futuro bom.

“Era a heroína das cinzas e do fogo, e não se curvaria para ninguém.” Pag. 460

Esse foi o terceiro volume da Série Trono de Vidro, nele conhecemos mais sobre Celaena, sobre seu passado e sobre seu poder, mas também conhecemos o verdadeiro plano do Rei de Adarlam.
Novamente, Sarah J. Maas, conseguir nos prender ate o fim, a cada pagina uma nova aventura, um novo segredo revelado e outro guardado. Entre lutas e segredos, o destino de um povo é traçado.

No próximo volume, Trono de Vidro:Rainha das Sombras, Celaena ira a luta por seu povo e por seus amigos.


E no spin-off temos vários contos, onde podemos conhecer mais sobre a historia famosa da Assassina de Adarlan, de como ela terminou nas Minas de Sal de Endovier – A Lamina da Assassina. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Volte sempre!
Comentários ofensivos serão deletados.