sábado, 1 de outubro de 2016

Resenha #43 A Lâmina da Assassina - Sarah J. Maas

Livro: A Lâmina da Assassina – Historias de Trono de Vidro
Autor (a): Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Ano: 2015

Nota: 5/5

Sinopse: Conheça o caminho da assassina. Pavimentado com sangue, lágrimas e suor. Implacável, sedutora, letal. Poucos conhecem seu rosto, menos ainda sobrevivem à sua fúria. Não à toa Celaena Sardothian é sinônimo de morte. Suas lâminas são certeiras, assim como seu estranho código de honra e seu aguçado senso de justiça. Mas como uma menina, encontrada agonizando pelo rei dos Assassinos de Adarlan, se tornaria a campeã do rei? Disputada pelo capitão da guarda real e o próprio príncipe herdeiro? No centro de intrigas políticas? Acompanhe Celaena vencer um lorde pirata e toda sua tripulação; o encontro como uma curandeira; seu treinamento com o Mestre Mudo, senhor dos assassinos silenciosos, nas dunas do deserto Vermelho; a prisão nas Minas de Sal de Endovier; ou, ainda, sua luta contra o mais escorregadio e traiçoeiro dos adversários — o próprio coração.

Se ainda não conhece a Série Trono de Vidro, sugiro que leia as resenhas os dois primeiros livros Trono de Vidro vol. 1, Coroa da Meia Noite vol. 2 e depois Herdeira de Fogo vol. 3.


Este livro é uma coleção de cinco contos sobre Celaena Sardothien e suas aventuras antes de conhece-lá em Trono de Vidro. Nesses contos iremos saber mais sobre a Assassina de Adarlan, com ela se tornou essa letal assassina.

Pra quem não conhece a série Trono de Vidro, este é um livro que não interfere na sequencia dos acontecimentos dos quatro volumes já lançados, então pode ler sem se preocupar.

1º Conto: “A Assassina e o Lorde Pirata”
Celaena esta preste há completar 17 anos e é a protegida de Arobynn Hamel, o líder da Guilda de Assassinos de Adarlan, ela foi enviada juntamente com Sam outro assassino em uma missão, nas misteriosas Ilhas Mortas, mais precisamente na Baía da Caveira.
Celaena acredita que esta missão é para investigar sobre a morte de quatro mentos da Guilda, assassinados pelos piratas do Lorde Rolfe, o Lorde Pirata, mas só depois de chegar a Ilha é que Celaena descobre qual é o verdadeiro interesse de Arobynn com o Lorde Pirata, é a comercialização de escravos.
Celaena não concorda com essa negociação, assim com a ajuda de Sam, eles elaboram um plano para ajuda-los a fugir e serem livres, mesmo sabendo que depois terá que encara as consequências com Arobynn.

“Porque ter tanto trabalho por escravos?
Porque se não lutarmos por eles, quem vai?” Pag. 76

2º Conto: “A Assassina e a Curandeira”
Depois dos acontecimentos na Baía da Caveira, Celaena segui para o Deserto Vermelho, como punição de Arobynn, mas para chegar lá ela precisa pegar um navio para atravessar o Golfo de Oro em direção a Yurpa, onde atravessará o Deserto Vermelho e se encontrará com os Assassinos Silenciosos.
Enquanto espera Celaena, se hospeda na única estalagem da pequena cidade de Innish, tão patética e pequena que nem consta no mapa. Celaena esta com o sangue fervendo por uma boa briga, e a encontra quando salva a garçonete da estalagem, Yrene Towers, de um bando de mercenários.
Grata pela ajuda de Celane, Yrene se oferece para cuidar do ferimento da assassina, enquanto faz isso conta sobre sua vida e seus sonhos de um dia poder ser uma grande curandeira.
Celaena fica impressionada com a força de vontade da jovem, e da coragem dela que querer ser melhor e de ajudar os outros, diferente de Celaena.

“para onde precisa ir – e mais um pouco. O mundo precisa de mais curandeiras.” Pag. 110
(...)
“Esperava que a joia de uma assassina pagasse pela educação de uma curandeira.” Pag. 113

3º Conto: “A Assassina e o Deserto”
Finalmente Celaena chagou a Guilda dos Assassinos Silenciosos, no Deserto Vermelho, agora ela tem que consegui ser treinada e também conseguir uma carta de recomendação do Mestre Mudo.
De inicio Celaena acredita que isso será fácil, mas com o passar dos dias não acontece nada como Celaena esperava, pois para conseguir ser treinada pelo Mestre Mudo ela precisa se mostrar digna, deixar a arrogância e o orgulho de lado e aprender a ser humilde e a se curvar diante dos mais simples.

“(...) não o encontrará. Não ate que se prove digna. Mostre que esta disposta a deixar para trás o que sabe e tudo o que foi. Faça com que ele pense que vale o tempo dele. então o Mestre a treinara.” Pag. 140

Enquanto treina no Deserto, Celaena se torna amiga de sua colega de quarto Ansel, uma jovem que treina em busca de vingança. Desse treinamento Celaena se torna mais observadora, atenta, cautelosa, corajosa, humilde... mas uma ataque inesperada faz Celaena desconfiar de traição na Guilda, pois os homens do Lorde Berick sabiam de segredos da Guilda.
Celaena tem uma grande decisão a tomar, mas sua honra e sua sede justiça falam mais alto e a assassina fará de tudo para proteger a Fortaleza dos Assassinos Silenciosos, mesmo que tenha que desistir de algo importante pra si.

“Se você aprende a suportar sua dor pode sobreviver a qualquer coisa. Algumas pessoas aprendem a acolhê-lá, a ama-la. Algumas suportam a dor ao afogá-la em magoa, ou ao se fazerem esquecer. Outras a transformam em raiva.” Pag. 211 

4º Conto: “A Assassina e o Submundo”
Depois de um longo verão no Deserto Vermelho, Celaena esta de volta ao Forte da Fenda e recebe de Arobynn um ótimo contrato de trabalho, ao qual lhe rendera um ótimo dinheiro, pois ele esta arrependido do castigo que deu a Celaena.
O novo trabalho de Celaena é matar Benzo Doneval, que é acusado de tentar traficar escravos de Melisande. Celaena pede a ajuda de Sam, pois gosta da companhia dele, desde que ele a ajudou na Baía da Caveira.
Essa missão coloca a vida da assassina em risco, pois ela acaba caindo em uma embosca, mas por sorte Sam a salva. Em agradecimento a Sam, ela compra sua liberdade, usando o dinheiro que ganhou do Mestre Mudo. Sam fica grato com atitude de Celaena, ainda mais que eles estão cada dia mais próximos.

“Porque amo você!
(...)
Amo você – repete Sam, sacudindo-a de novo – Há anos (...)” Pag. 289 e 290

Celeana acredita que pode ser feliz ao lado de Sam, mas ao descobrir coisas sobre Arobynn, Celaena percebe que a muitas coisas que ela não sabe, coisas que colocam tanto sua vida em perigo como a de Sam.

5º e ultimo Conto: “A Assassina e o Império” 
Celaena e Sam estão finalmente livres de Arobynn, agora, eles estão morando no apartamento que Celaena compro com o dinheiro que ganhou do Mestre Mudo, e em breve deixaram Forte da Fenda para sempre.
Mas para poder partirem precisam de dinheiro e Sam aceita uma missão muito perigosa a qual Celaena não concorda, mas aceita para poder ficar perto de Sam e protege-lo, a missão é matar os reis do crime de Forte da Fenda.
Juntos eles elaboram um plano, o qual não poder haver falhas, pois isso representaria a morte para eles. Mas infelizmente Sam acaba caindo em uma emboscada, pois alguém o traiu. Após descobrir que Sam esta em perigo Celaena vai em busca de seu grande amor.

“Ela era fogo, era escuridão, era pó e sangue e sombra.” Pag. 376

Celaena busca vingança por Sam, ela esta sozinha e o pior de tudo é que tem alguém aramando contra ela. Mais isso ela ira descobrir quando for tarde demais. 
Nesse ultimo conto descobrimos como Celaena foi para nas Minas de Sal de Endovier e quem armou para que a Assassina fosse capturada.

Nesse livro termos a reunião de cinco contos ótimos, nos quais temos a oportunidade de conhecer mais sobre Celaena e de seu primeiro amor, além de descobrir como ela foi para nas Minas de Sal de Endovier.


Pra quem ainda não conhece a historia de Celaena, recomendo que ler, pois a autora Sarah J. Maas criou um mundo novo, de luta, aventuras e magia, onde desistir não faz parte.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Volte sempre!
Comentários ofensivos serão deletados.