quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Resenha #4 Legend - Marie Lu

Primeiro livro da trilogia Legend da Marie Lu
"A verdade se Tornará Lenda"


Livro: Legend – vol.1
Autor (a): Marie Lu
Editora: Primo
Ano: 2012

Nota: 4/5

Sinopse: Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz DAY – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem JUNE – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos.

“Juro fidelidade à bandeira de nossa grande República da America, a nosso Primeiro Eleitor, a nossos gloriosos estados, a unidade contra as Colônias, a nossa vitoria iminente.” Pag. 63

Legend, primeiro livro da trilogia escrito por Marie Lu. Los Angeles ano 2130, onde antes era os Estados Unidos agora é a Republica, um lugar que esta em guerra contra as Colônias há tanto tempo, que ambos já perderam muito com essa luta.
É nesse mundo quem vivem Day e June, jovens determinados, que lutam pelos seus ideais e pelos que amam, mas é só isso que eles têm em comum, pois é bem diferente um do outros.
Na República, todas as crianças ao completarem 10 anos tem que passar por um teste obrigatório feito pelo governo para classificar todas as crianças. O teste é feito em duas partes uma física e outra teórica, aquelas que falham são mandadas para campos de trabalho.
Day aprendeu desde cedo a lutar pra sobreviver na parte pobre da cidade, lutar para proteger sua família, principalmente seu irmão mais novo Éden. Day é um dos mais procurados pela Republica, por ter cometidos diversos crimes, entre incêndio, invasão e roubos. A vida dele não é fácil, pois viver nas ruas não é simples e nem seguro, ainda mais quando se é um dos mais procurados.

“A Republica não tem ideia da minha aparência.” Pag. 11

June é a garota prodígio, com 15 anos já esta na faculdade, pois ela conseguiu uma nota perfeita no teste. Elas esta sendo preparada pra um futuro cargo no governo. Ela é corajosa e não é muito boa em respeitar regras por isso sempre esta se me tendo em encrenca e tendo a ajuda do seu irmão mais velho Metias.

“ Me conta uma coisa – ele susssurra -, em quanto tempo você escalou aqueles catorze andares?
(...)
Seis minutos – murmuro para meu irmão – e quarenta e quatro segundos. Que tal?” pag. 24

A vida de ambos não poderia esta mais longe uma da outra, mas um incidente inesperado coloca os dois juntos, mas ao mesmo tempo um contra o outro. Um crime foi cometido e Day é o acusado, a vitima foi Metias irmão de June, cabe a ela capturas e prender Day por esse crime.

“Não serei autorizada a forçar Day a vira mim, o que só me deixa uma opção: eu vou ter de ir atrás dele.” pag. 73

 Para pegar Day, June se aventura pela parte pobre da cidade. Ao mesmo tempo Day esta correndo contra o tempo para salvar a vida de seu irmão mais novo que esta infectado com um novo vírus. Depois de se meter em uma briga num dos ringues de luta clandestino, mas nem tudo da certo e ela é salva por Day.
Juntos Day e June, ter que enfrentar muita confusão e a cada momentos juntos June percebe que Day é um criminoso, mas um assassino ela já não tem tanta certeza assim. Day alem de salvar seu irmãozinho, agora tem que provar que também não matou ninguém.  
Às vezes seu melhor aliado é o seu pior inimigo, isso tanto Day com June estão preste a descobrir, pois as coisas estão cada vez mais complicadas e segredos estão sendo revelados.

“É possível que você e eu tenhamos um mesmo inimigo. E ele tenha nos colocado um contra o outro.” pag. 193

O livro tem uma narrativa rápida e intercalada entre June e Day, mostrando o ponto de vista de ambos. Tem muita ação e confusão com um toque de romance e a Marie Lu conseguiu fazer com que distinguíssemos Legend das demais distopias, prendendo nossa atenção com sua narrativa.
Ah, o livro é lindo a capa é simples, mas tem tudo a ver com a historia e as folhas tem detalhes esfumaçados na borda, lindo. E a historia não termina aqui, “Trilogia Legend: Prodigy – vol. 2”. 

Prodigy 2 livro da trilogia Legend

Um comentário:

  1. ótimo blog! sei que está começando mais se continuar com essa dedicação seu blog vai longe.
    Parabéns.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário. Volte sempre!
Comentários ofensivos serão deletados.