quarta-feira, 2 de março de 2016

Resenha #27 Vivian Contra o Apocalipse - Katie Coyle

Livro: Vivian Contra o Apocalipse (vol. 1)
Autor (a): Katie Coyle
Editora: Agir Now
Ano: 2015

Nota: 3/5

Sinopse: Vivian Apple tem 17 anos e mal pode esperar pelo fatídico “Arrebatamento” — ou melhor, mal pode esperar para que ele não aconteça. Seus devotos pais foram escravizados pela Igreja faz tempo demais, e ela está ansiosa para que voltem ao normal. O problema é que, quando Vivian chega em casa no dia seguinte ao suposto Arrebatamento, seus pais sumiram e tudo o que restou foram dois buracos no teto… Vivian está determinada a seguir vivendo normalmente, mas quando começa a suspeitar que seus pais ainda podem estar vivos, ela percebe que precisa descobrir a verdade. Junto com Harp, sua melhor amiga, Peter, um garoto misterioso que tem os olhos mais azuis do mundo e informações sobre o verdadeiro paradeiros dos seguidores da Igreja (ou é o que ele diz), e Edie, uma Crente que foi “deixada para trás”, os quatro embarcam em uma road trip pelos Estados Unidos. Mas, depois de atravessar quilômetros de eventos climáticos bizarros, gangues de Crentes vingativos e um estranho grupo de adolescentes autointitulados os “Novos Órfãos”, Viv logo vai perceber que o Arrebatamento foi só o começo.

Vivan Apple, tem 17 anos e vive com os pais, mas isso esta pra mudar pois o Arrebatamento esta chegando, a questão é de Viv não acredita, nem ela nem sua amiga Harp que estão dando uma festa bem na noite do Arrebatamento.
Tudo isso começou quando o Pastor Frick, avisou que o Arrebatamento estaria chegando e só quem acreditasse em Deus seria salvo, seriam levados para o Reino dos Céus, e os ‘descrentes’ aqueles como Viv, ficaram na terra sozinhos, ate pagarem seus pecados.
A única coisa que Viv que é que esse dia acabe logo e sua via volte ao normal, com seus amigos e seus pais. Que essa historia de Arrebatamento não dará em nada e tudo volte ao normal.
pag. 21


Depois da festa Viv volta pra casa, mas tem algo diferente a vizinhança de sua casa, e chegando em casa tudo esta quieto e silencioso, assim Viv procura pelos pais e nada deles, mas quando vai ao quartos deles encontra algo muito estranho, assim ela percebe que seu pais sumiram, eles foram Arrebatados?!
Viv não entende como seus pais podem ter sumidos e deixado ela para trás, sem deixar ao menos um bilhete. Mas não foram só os pais da Viv que sumiram, muitos outros Crentes também sumiram, foram Arrebatados, como os pais de sua amiga Harp, diversos vizinhos e amigos.
Viv não sabe o que fazer agora que esta sem seus pais, ela se sente sozinha mesmo tendo Harp, o irmão dela, o namorado dele com a irmãzinha, Viv ainda sentia-se sozinhas. Mas isso esta pra mudar com a chegada de seus avôs, que virem de Nova Yorque para busca-la e leva para morar com eles.
Mesmo que sua melhor amiga não concorde ela Viv, vai para Nova Yorque com seus avôs. Mas viver com eles não é como Viv pensou que seria, pois eles não a deixam sair do apartamento, assim ela passava o dia todo ou no quarto ou na sala assistindo TV com eles.
Depois de semanas presa no apartamento Viv, não aguenta e sai pra dar uma volta e acaba se deparando com os ‘Novos Órfãos’, um grupo de jovens que querem fazer alguma coisa, mudar e que não acreditam no Arrebatamento. Ao volta para o apartamento dos avôs, Viv sente que precisa fazer alguma coisa, que ela tem que ser a mudança que quer fazer no mundo.
Assim  ela arruma suas coisas, pega a chave do carro com o plano de volta pra sua casa, pra encontrar sua melhor amiga a qual ela não deveria ter deixado, mas quando esta quase saindo o telefone toca depois de dias sem tocar e do outro lado da linha ninguém fala nada, mas Viv sabe quem tem alguém do outro lado. Mas ela não tem tempo pra isso agora, pois ela tem que voltar pra casa. 
pag. 77


Voltar pra casa não é como ela achou que seria tudo e todos estão mudados, antes era descrente agora é Crente fieis. Sua casa não existe mais, tudo que tinha lá dentro de valor vou levado, assim Viv vai atrás de sua amiga Harp e descobre que sua melhor amiga passou por muitas coisa difíceis depois que ela foi pra Nova Yorque.
Agora juntas elas querem fazer alguma coisa, mas não sabem bem por onde começar. Mas Harp sabe de alguém que pode ter algumas respostas sobre o Pastor Frick, a Igreja Americana e os Novos Órfãos, esse cara é Peter, um rapaz que como elas também não acredita no Arrebatamento, mas que sabe algumas coisa sobre os Novos Órfãos.
Mas tem algo em comum entre Peter e Viv, eles querem respostas e suspeitam que iram encontrar na Califórnia onde é a cede da Igreja Americana e de onde era o telefonema que Viv recebeu.

“- A gente não tem motivo algum para continuar aqui – digo pra Harp. Se existe uma pessoa em todo este planeta que possa ter alguma ideia de onde meus pais estão agora, quero falar com ela pessoalmente. Nós vamos.” pag. 114

Com um plano em mente os três partem para a Califórnia, e no caminho eles vão juntando mais informações sobre o Pasto Frick e a Igreja Americana e mais um membro ao grupo, uma Crente deixada para trás que quer saber por que ela foi deixara para trás. Durante a viagem eles observam como tudo a volta deles mudou e esta mudando, tudo por conta das previsões do Pasto Frick e do Arrebatamento.

“(...) estava pensando e como me sinto muito pequena aqui. Como se eu fosse só uma poeirinha nesta estrada, neste planeta, neste universo. É estranhamente reconfortante, serio (...). Tem muito mais acontecendo no mundo independentemente do que estiver acontecendo comigo.” pag. 146

Demora mas eles encontram os Novos Órfãos, acreditam que estão seguros e que conseguirão informações que precisam, mas nada disso acontece, pois o que mais precisam não encontram por lá, assim eles parte de volta para a estrada. Mas Viv já não acredita tanto em seu próprio plano inicial, assim ela quer fazer um desvio, conhecer a tia.
O que era uma visita a uma tia, uma forma que buscar casa pra Viv que acaba se tornando algo maior, que a deixa ainda mais sem caminho, deixando com a única opção que tem, segui para Califórnia e buscar ela mesmo suas respostas.
Mas que respostas ela quer?! Pois durante a viagem e as conversar que teve ela já percebeu que a Igreja Americana é maior do que parece e tem mais segredos escondidos que iram mudar tudo em que ela acredita. Segredos que podem custar muito caro pra Viv.

O livro é divertido, ele começa sem muito alarde, mas no decorrer da historia notamos que tem muito mais acontecendo, mais coisas pra acontecer.  A autora soube abobadar o tema complicado que é a religião de uma forma simples sem se prender a nenhum lado.
Admito que esperava um final diferente, com mais respostas, mas acredito que isso será feito na continuação do livro “Vivian Contra a America”. 


pag. 70






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Volte sempre!
Comentários ofensivos serão deletados.